Buscar
  • AxisMed

Programa de gestão de hiperutilizadores da AxisMed supera expectativa

Atualizado: 28 de Nov de 2018


Conheça mais sobre os excelentes resultados alcançados com o programa de gestão de hiperutilizadores da AxisMed.

No Brasil, é frágil a abordagem ligada a hábitos preventivos de saúde e utilização adequada de recursos assistenciais. Uma pequena parte da população, com maior acesso à informação e principalmente nas grandes cidades, demonstra timidamente uma mudança cultural: está maior a adesão à atividade física, à melhoria de hábitos alimentares e aumenta, a cada dia, o foco na qualidade de vida. No entanto, o reflexo sobre a utilização mais racional dos recursos assistenciais de saúde ainda é baixo - o comportamento do brasileiro, quando se fala em cuidados de saúde, se mantém focado na doença, contribuindo significativamente para o caos dos sistemas de saúde público e privado.


Quando se fala em gestão de saúde, acompanhar e direcionar de perto os casos de utilização do plano de saúde que fogem à média da população ou que geram alto custo é uma estratégia bastante efetiva de redução de gastos desnecessários. A atenção não deve estar somente nesse grupo, mas também em situações em que o uso do plano de saúde demonstra um comportamento de desperdício, que precisa ser gerenciado e direcionado. Não são raros os casos de múltiplos pedidos de exames iguais, cujos resultados nunca são retirados dos laboratórios e consultas de retorno que não ocorrem, por exemplo. A prevenção não é tratada como prioridade e, quando há uma queixa de saúde, se por algum motivo ela cede ou deixa de existir, o problema é esquecido – até que uma complicação se instale e gere uma dor de cabeça ainda maior. Isso, claro, sem falar no custo para as organizações.


Com o programa de Gerenciamento de Hiperutilizadores, a AxisMed avalia o perfil de utilização de cada indivíduo, com o objetivo de fornecer um direcionamento individualizado, com foco no resultado populacional. A equipe de Consultores de Saúde amplia a conscientização do participante quanto aos seus cuidados preventivos, direciona ao recurso mais adequado, estimula a adesão à conduta médica e o uso correto dos recursos assistenciais, além de trabalhar os principais hábitos que impactam na saúde: alimentação, atividade física e tabagismo.


O retorno sobre o investimento no programa é mensurado periodicamente pela AxisMed e surpreende: de todos os clientes implantados no programa de hiperutilizadores, desde o surgimento do produto, o resultado de retorno financeiro nunca se mostrou inferior a 2,5, ou seja, retornamos em economia o superior ao dobro do investimento com a implantação do programa, para todos os clientes - Em um coletivo de 3 mil participantes com perfil de hiperutilização de uma Operadora de Saúde, chegamos a um ROI de 5,92 em 19 meses de acompanhamento da população, com uma economia líquida de quase 8 milhões. Em outro coletivo, com apenas 7 meses de monitoramento chegamos a um ROI de 2,92.


Os resultados dos programas da AxisMed são fruto da experiência, adquirida em 16 anos de atuação em gestão de saúde, somada a um relacionamento próximo e transparente com nossos clientes. Nosso objetivo é atender com excelência a expectativa de cada um deles e cumprir o compromisso de otimização financeira e redução de custos.


*Por Fernanda Rodrigues, Coordenadora de Marketing da AxisMed.

124 visualizações

AxisMed

Avenida das Nações Unidas, 13.797

Bloco II - 18 andar

São Paulo - SP

Acompanhe nossas redes sociais!

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

AxisMed 2020. Todos os direitos reservados.