Buscar
  • AxisMed

Otimização financeira em custos assistenciais é discutida em evento da Febrafite

19º Seminário dos Planos de Saúde do Fisco Estadual Brasileiro, organizado pela Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite Saúde), ocorreu no dia 29 de Outubro e contou com a participação de nossa Diretora de Novos Negócios, Solange Arabel, na condução de um painel sobre otimização financeira da apólice de saúde. Confira!


Há algumas semanas, nossa Diretora de novos Negócios, Solange Arabel, foi convidada a compor a grade de painelistas do 19º Seminário dos Planos de Saúde do Fisco Estadual Brasileiro, organizado pela Federação Brasileira de Associações Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite Saúde). O evento anual ocorreu no dia 29 de Outubro, em Brasília, e reuniu especialistas da Agência Nacional de Saúde (ANS), da USP, dentre outros, para ministrar palestras sobre temas de interesse das 13 autogestões conveniadas. Gestores, técnicos e especialistas convidados da área de saúde participaram do seminário, que teve como pautas o sistema de ressarcimento junto ao SUS, saúde populacional e otimização financeira em custos assistenciais da apólice de saúde.


No evento foram abordados aspectos técnicos, jurídicos, além dos impactos e riscos para o setor. Segundo o diretor da Febrafite Saúde, Renato Chan, cuidados com a saúde já vêm sendo executados em São Paulo para a melhoria da qualidade de vida dos associados. “A partir do uso de tecnologias, identificamos segmentos para criar grupos de controle. Desse modo, direcionamos campanhas específicas na prevenção a várias doenças. Com isso, houve uma estimativa de redução do custo assistencial em torno de 10% no estado, o que significou um valor de R$ 1,5 milhão por mês”, afirma Chan.


A otimização financeira de custos assistenciais da apólice de saúde foi discutida com o grupo por nossa Diretora de Negócios, Solange Arabel. A importância da desfragmentação de informações de saúde de cada indivíduo, somada à utilização de business intelligence para tomada de decisão adequada e direcionamento de recursos, traz resultados significativos de retorno financeiro, que também foram expostos no painel. A partir da integração das informações e estratificação da população em grupos de risco, programas de saúde aplicados a um grupo com perfil de hiperutilização do plano, por exemplo, resultaram em um ROI de 6,30, considerando-se apenas 10 meses de monitoramento. Em um grupo portador de doenças crônicas não transmissíveis, pode-se alcançar ROI de 3,72, através de uma economia líquida de R$47MM.


A gestão de saúde direcionada pela integração dos dados cada vez mais se consolida e se torna fundamental para a sobrevivência do sistema. Isso se aplica não só às operadoras de saúde, mas a qualquer coletivo que enfrente um cenário de desequilíbrio de custos e utilização inadequada de recursos de saúde. A saída está em desenvolver soluções que se adaptem às particularidades de cada grupo e monitorar os resultados de perto, com o apoio de uma consultoria especializada.


A AxisMed é a empresa de inteligência em gestão de saúde do Grupo Telefónica. Nosso compromisso é levar às organizações o melhor resultado em gestão de saúde e otimização de investimentos.


*Por Fernanda Rodrigues, Coordenadora de Marketing da AxisMed.


Referências:

https://afisvec.org.br/afnoticias/?p=5264

http://blogs.correiobraziliense.com.br/servidor/fiscos-estaduais-planos-de-saude-em-debate/

0 visualização

AxisMed

Avenida das Nações Unidas, 13.797

Bloco II - 18 andar

São Paulo - SP

Acompanhe nossas redes sociais!

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

AxisMed 2020. Todos os direitos reservados.