AxisMed

Avenida das Nações Unidas, 13.797

Bloco II - 18 andar

São Paulo - SP

Acompanhe nossas redes sociais!

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

AxisMed 2020. Todos os direitos reservados. 

Buscar
  • AxisMed

Mindfulness: atenção plena em cada momento do dia pode favorecer a perda de peso


De origem inglesa, a palavra mindfulness significa “atenção plena”, ou seja: trata-se de um conjunto de ferramentas, recursos e técnicas mentais que têm o objetivo de alcançar concentração total em algo ou alguma coisa que normalmente não dedicamos o tempo e a atenção necessária. É uma forma de se concentrar no aqui e no agora, percebendo plenamente todas as sensações e emoções que as atividades do dia a dia nos proporcionam.


Quando você faz alguma refeição, por exemplo, você tem o costume de desviar sua atenção olhando o celular, a TV ou qualquer outro objeto que tire sua concentração do ato de se alimentar? Com que frequência você se alimenta apenas sentindo as sensações que a comida proporciona? Quantas vezes você percebe as cores, os sabores e as texturas dos alimentos?


Essa é ideia do mindfulness, que propõe exercícios de concentração para que o indivíduo aprenda a prestar atenção no agora, em qualquer atividade que esteja sendo realizada no momento presente — se alimentar, tomar banho ou praticar exercícios físicos.


A novidade em relação à essa técnica de meditação veio de uma pesquisa desenvolvida na Universidade McGill, no Canadá. Quando somada a mudanças na alimentação e na atividade física, a atenção no presente potencializa o emagrecimento no longo prazo

Ao analisar informações de 1.200 pessoas acompanhadas em 19 pesquisas, os cientistas observaram que aquelas que aderiram à técnica de atenção plena conseguiam perder mais peso ao longo do tempo em comparação com quem se dedicava exclusivamente à dieta e ao exercício.


Segundo o psicobiólogo Ricardo Monezi, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a concentração no presente tem repercussão direta na nossa relação com a comida. “O mindfulness permite uma reeducação alimentar por meio da ressignificação das nossas emoções”, explica. E isso abre caminho a uma postura mais harmônica e controlada na rotina, inclusive à mesa.


Referências:

http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-e-psicologia/o-que-e-mindfulness/

https://saude.abril.com.br/bem-estar/mindfulness-para-perder-mais-peso/

49 visualizações